gastronomia Pedro

PEDRO’S TOP 10 RESTAURANTS

Listarei aqui então 10 dos meus spots favoritos pra matar a fome! Separei entre 5 aqui na região do interior de SP, onde moramos, e os outros 5 pelo mundo afora.

 -

5) Mamoun’s Falafel – NY

Quando morei em NY em 2013, eu vivia buscando opções baratas para comer. Não sou nem um pouco fresco pra comer, como de tudo desde que seja gostoso. Foi quando meu professor, na época, falou que eu precisava conhecer essa lanchonete típica do Oriente Médio porque a comida era incrível, super saborosa, leve e barata. Meus olhos brilharam e meu estômago me mandou pra lá. Eu não fazia ideia do que encontraria, mas aceitei a indicação e fui conhecer essa culinária que hoje é provavelmente minha culinária favorita (vocês perceberam quando chegar na primeira posição.) O Mamoun’s virou uma rede já com 10 unidades, mas o primeiro de todos foi no Greenwich Village (bairro dos F.R.I.E.N.D.S que já mencionamos aqui e aqui) e foi esse que eu conheci. Deem uma olhada nas fotos abaixo que são do insta deles (@mamounsfalafel).

Depois de frequentar algumas vezes, elegi eternamente o Shawarma como minha combinação favorita. Pãozinho pita – super tradicional – servido com salada e o molho Tahine, que é basicamente um patê a base de gergelim, e pra completar fatias saborosíssimas de cordeiro. Não me lembro muito bem o preço dessa maravilha, mas certamente não passava de $10. Tinha um combo que vinha com o doce mais tradicional e mais delicioso do mundo oriental, o Baklava. Em São Paulo tem o Nata Kebab, que serve esse doce – vocês precisam provar!

4) Cuppa Flower – Sydney

Durante minha especialização na Austrália, eu mergulhei no mundo dos breakfasts. Como em Sydney a gastronomia é riquíssima, eu tive a chance de conhecer diversos cafés e restaurantes. Tanto que nessa lista 3 são de lá. O Cuppa Flower foi um lugar que conheci por acaso, como eu andava pra cima e pra baixo de Scooter, acabei entrando nesse restaurante pra correr da chuva. Me deparei com um lugar lindo onde também funciona uma floricultura – local que as blogueiras e instagramers ficavam loucas fotografando. Hoje, eu talvez seria um desses!!!

Ocupando a posição de segundo melhor café de Sydney, na minha humilde opinião de quem entende um pouco de café, esse lugar coloca o cuidado e atenção pelo prato em um nível absurdo. Olha só as fotos aqui debaixo que são do insta deles (@cuppaflower) . Eles têm um prato que é um croissant recheado com camarão empanado, ovo e alguns extras que não me recordo muito bem agora – é muito saboroso e o mais pedido. Entretanto, o meu prato favorito de lá é o Healthy Breakfast não por ser healthy, mas sim por vir muita comida. Sou desses. O preço é estilo Sydney, vai morrer uns $34 australianos lá, mas vale muito a experiência.

3) Goshi – San Louis Obispo.

Na terceira posição vem o restaurante japonês mais saboroso que já fui na vida. Sou viciado em comida japonesa e esse posso dizer que nunca vai sair da minha cabeça. A Pam e eu fizemos uma road trip pela Califórnia (temos muito o que falar dessa viagem, mas já mencionamos dela nesse post e nesse também), e paramos na em San Louis Obispo. Uma cidade minúscula, sem muito o que fazer e exatamente entre San Francisco e Los Angeles. Paramos lá apenas para dormir e aliás, temos uma história super engraçada do corvo na janela e queremos contar mais pra frente (comenta lá embaixo se você quer saber dessa história). Colocamos no FourSquare e ele nos sugeriu esse restaurante e lá fomos nós. Super pequeno, acolhedor, lotado e bem tradicional. Sentamos em frente ao sushiman que nos explicou muita coisa e nos serviu pratos incríveis. Super recomendo. Os pratos são muito diferentes do que comemos aqui, são maiores e mais interessantes. Vários tipos de peixes, só de salmão por exemplo tinham 7 tipos. Aproveite e abra a cabeça pra provar sushis que não encontrará no Brasil, e saia de barriga cheia.

2) The Grounds of Alexandria – Sydney.

Para vocês que acompanham nosso blog, não preciso apresentar o The Grounds, até porque já falamos muito dele aqui e aqui. Mas eu não posso perder a oportunidade de falar do Buttermilk Chicken que eles servem lá. Basicamente eles pegam uma coxa e sobrecoxa, temperam, colocar no buttermilk por 24h, empanam em temperos e farinha, fritam e assam em forno lento por horas. O resultado é absurdo de bom: frango super suculento, crocante por fora e macio por dentro, além de saboroso… e minha boca está salivando neste exato momento! Desculpa se o mesmo aconteceu com vocês… o prato é servido com batatas e legumes.

1 – Pasha’s – Sydney.

Os turcos dizem que a Turquia é onde o oeste encontra com o leste. Doido né? Usam isso pra justificar a mistura de referências gastronômica que faz a comida turca a melhor do mundo. Isso na minha opinião, e se você não concorda é porque ainda não provou. Ela apresenta referências da Ásia Central, Oriente Médio, Europa, temperos, frutos do mar, arroz e muito mais. Mas eu não sabia disso até então.

Quando um amigo turco ficou no meu pé e no dos meus amigos para conhecermos o Pasha’s, eu confesso que não botava muita fé não, até porque ele já tinha me apresentado o café turco e eu achei uma droga. Mas a comida foi diferente… e meu Deus do céu. Se você está ou vai para Sydney, passe no Pasha’s e escolha o set menu, que traduzindo, é um menu já pré definido e você come a vontade.

Tudo começa com uma cestinha de pães que vocês vão comer o jantar todo. Eu não sei explicar o que tem naquele pão que o faz ser tão incrível! Junto com o pão são servidos 5 ou 6 tipos de patês, legumes assados, a melhor berinjela do mundo que é preparada com tomate, alho e manjericão. Logo após isso, vem o Pacagna Borek… meu Deus como isso é incrível. Digamos que uma espécie de pastel de queijo feta e pastrami – é a coisa mais saborosa que já provei na vida. Me julguem, mas é mesmo. Depois disso, vem uma tábua gigante com cordeiro, frango e carne, acompanhados de arroz com amêndoas. O cordeiro é tão macio, suculento e temperado digno de fechar os olhos enquanto mastiga. Eu não era muito fã de cordeiro não…. mas o do Pasha’s!! Vem servido com folhas, legumes e o tradicional yogurte deles. De sobremesa, claro, o incrível Baklava que já mencionei acima é a pedida certa, mas têm diversas outras opções no cardápio. Olhem essas fotos do insta deles e me digam se concordam com tudo que disse!

Agora partiu lista nacional!!

Nessa lista eu irei falar apenas dos restaurantes aqui por perto do nosso mundinho. Moramos em Itu e infelizmente não viajamos muito dentro do Brasil ultimamente. Mas isso vai mudar já já, temos uma viagem em Maio pro Nordeste e quem sabe conhecemos um restaurante incrível por lá.

5. PADARIA REAL – SOROCABA

Quando vocês pensam em Padaria Real em Sorocaba, imediatamente a coxinha deles pulam e seduzem sua mente, não é? Mas não é da coxinha que quero falar até porque o que eu mais gosto naquela padaria é a pizza deles. A única que tem pizzaria é aquela perto da prefeitura de Sorocaba, a mais nova e maior. Vamos começar falando da entrada, que sempre pedimos, é o Couvert Completo Real, que vem batatinha com alho, azeitonas super suculentas, uma capota de berinjela super rica em sabores, patês e claro, várias fatias de diferentes pães. Essa entradinha já dá pra dar uma boa aguçada na fome.

Mas a pizza meu amigo, é provavelmente a melhor que já comi! A gente gosta de massa fina, então sempre vem crocante e com recheio ideal, ou seja, não muito recheada a ponto de ficar úmida e não muito vazia. No cardápio você não vai encontrar aquele mundo de opções, como as pizzarias por aí têm, mas as poucas que têm não decepcionam quem está acostumado com o padrão Real de qualidade. Eu gosto muito da Caprese Especial, que tem parmesão, muçarela de búfala, manjericão, amêndoas e etc, mas também já provamos a de Calabresa, Mignon e algumas doces. Todo mês eles tem uma pizza do mês, então é só entrar no insta deles (@padaria.real). Ahhh, caso você esteja se perguntando: Sim, eles têm sim a pizza de coxinha! Vai lá provar.

4. Hotdog do Baroni – Itu.

Sim, vou falar aqui de um cachorro quente de trailer e sim, ele é digno de estar no top 5 de melhor comida que já provei. O Baroni é uma lanchonete pequeno com duas mesas e abre de quinta, sexta e sábado a noite. Apesar de ter um cardápio com 10 opções de sanduíches, e eles fazerem o próprio bacon, o cachorro quente é o ponto forte da casa. Pão francês, maionese, salsicha deliciosa de boa, vinagrete dos deuses e eu ainda peço uma fatiazinha de queijo… o sabor é inexplicavelmente incrível e tudo isso só por R$10. Se você for lá, fala que eu indiquei… quem sabe eles me mandam um de presente!!!

3. Tomo – Sorocaba

Ahhhhh o Tomo. Morei 3 anos em Sorocaba e o por ser do lado da agência que eu trabalhava, eu frequentava o Tomo toda semana. Diariamente não, porque a comida incrível deles tem um preço a altura. O espaço era composto pelo Tomo e pelo iLife, e posteriormente acabou virando um espaço só que serve uma das melhores comidas japonesas da região e também um cardápio super saudável e saboroso. Os meus favoritos são o Temaki Salmão Completo e o Temaki Dias, sobrenome dos donos. Esse restaurante fica no começo da pista de caminhada do Campolim em Sorocaba, então se passar por lá já sabe né. Ouvi boatos que eles começaram a servir café da manhã, então fica de olho no nosso instagram que provavelmente iremos passar por lá. Para ficarem com água na boca, olha só essas fotos do insta deles (@tomocampolim):

UPDATE: Fomos conhecer o café da manha do TOMO e infelizmente não vale a pena.
Foque nos sanduíches e comida japonesa que você não vai se arrepender.

2. Pezão – Indaiatuba

Ponto de encontro de famílias, motoqueiros, jovens, adultos, amigos, casais… não importa. O Pezão é uma unanimidade quando a ideia é comer bem e se divertir. O lugar é único, com uma decoração sem precedentes – vocês precisam ir lá para ver o tanto de coisas que tem por lá. Pra resumir, eu diria que é a bagunça mais organizada que eu já vi na vida. A história é bem massa, o dono quebrou várias vezes até que engrenou e hoje é um super case de sucesso.

Coloca aí na sua lista de lugares baratos, comida boa, atendimento rápido e lugares para se chegar cedo. Domingo no almoço é absurdo de lotado, então chegue antes do meio dia. O cardápio é predominantemente pescados e frutos do mar, super bem servidos e saborosos. Vá de escondidinho de camarão que não tem erro, mas todas as porcões são caprichadíssimas. Não estou exagerando, dê uma olhada nas fotos abaixo. Ahhhh eu amo ir nesse lugar. A Pam é completamente viciada no pastelzinho deles.

01) Naomi – Sorocaba

Eu conheci o Naomi pelo Instagram (@naomirestaurante), e fui atrás de um prato que vi no insta deles e quando cheguei lá, descobri que esse prato não estava no cardápio. Porém, foi só mostrar pro garçom que em 5 minutos aquele prato incrível estava na mesa. Uma louça linda, redonda e grande, com umas 30 fatias de salmão mergulhadas em um molho incrível que há tempos eu peço os ingredientes pro Renan mas ele ignora !! Sei que tem shoyu, limão, laranja, sal, cebola roxa picadinha, cebolinha e eu acho que óleo de gergelim.

Tanto a Pam quanto eu somos viciados no Niguiri Maçaricado com creamcheese e limão, o Jyo com Crisps de batata doce, os Ceviches, Sashimis e etc… vai por mim, é o melhor japa da região. Não deixem de conhecer!!

O Naomi foi um dos pioneiros em atendimento com tablets que hoje está em muitos restaurantes, porém a apresentação dos pratos é o que mais surpreende. Todos os pratos são servidos com detalhes e decoração especial, o que faz você querer comer com os olhos e encarar um rodízio de uma maneira completamente diferente. Faz assim, quando for lá pede pra avisar pro Renan que o Pedro disse pra vocês irem lá, e talvez ele mande uns mimos na mesa.

A ideia é ir sempre atualizando essa lista. E vocês podem ajudar! Comentem aqui embaixo seus restaurantes favoritos que queremos conhecer… quem sabe entram na próxima lista! Até mais!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

<span>%d</span> blogueiros gostam disto: