Editor's Picks viajando

DICA CULTURAL EM TORONTO: DISTILLERY DISTRICT

É um lugar onde a arte, a cultura, o design e a criatividade ganham destaque principal, e o resultado? Nada menos que um dos principais pontos turísticos da cidade, seja para fazer compras, comer ou passear!

Vocês que nos acompanham desde o comecinho do nosso blog podem perceber que amamos tudo que é repleto de cultura, história e dicas. E amamos ainda mais compartilhar isso com vocês! Minha dica cultural de hoje é um lugar simplesmente incrível, em uma das minhas cidades favoritas: Toronto, no Canadá.

O Distillery Historic District ou apenas Distillery District é um local diferente de tudo que já vi, aonde o antigo e o novo se misturam com perfeição. É um lugar onde a arte, a cultura, o design e a criatividade ganham destaque principal, e o resultado? Nada menos que um dos principais pontos turísticos da cidade, seja para fazer compras, comer ou passear!

Há alguns anos, um grupo de visionários queriam dar uma outra utilidade para um antigo complexo de prédios industriais. Queriam transformar aquele local – com fortes traços industriais e vitorianos – em algo único e que os moradores da cidade tivessem orgulho, e não fosse apenas um outro distrito histórico nacional.

Foi aí que esses grandes desenvolvedores se inspiraram em outras regiões do mundo, também imersos nessa atmosfera cultural: eles queriam criar um lugar que inspirasse os sentidos, onde as pessoas pudessem experimentar novas ideias, comidas, novos designs e formas de trabalhar. Por isso seria perfeito combinar a vibe relaxante dos bairros europeus e a dinâmica moderna e descolada de bairros como Soho e Chelsea em Nova York, onde muitas mentes criativas se reúnem.

A partir disso eles começaram a restaurar esse complexo de edifícios, que um dia já foram uma das maiores destilarias do país – a Gooderham & Worts. E até nessa etapa eles pensaram em cada detalhe e contaram com o taleto de centenas de comerciantes e artesãos no processo de restauração, e inclusive para fazer toda adaptação necessária para misturar as partes originais e vitorianas com os materiais modernos e as tecnologias ecológicas de hoje.

Fonte: Site Distillery District

O Distillery District foi inaugurado pouco tempo depois, em 2003, e hoje é considerado um dos principais destinos de arte, cultura e entretenimento do Canadá. O local conta com diversas opções de restaurantes, cafés, lojas, galerias de artes e exposições, teatros, locais para eventos e muito mais. O interessante é que as instalações são apenas para os pequenos negócios e boutiques, nada de grandes franquias, além de produtos originais e super exclusivos, pois muito do que é vendido é feito manualmente.

Caminhar pelas suas ruas de paralelepípedo é uma experiência única, inclusive dá para conhecer a o local alugando bicicletas ou Sigways lá mesmo. A arquitetura industrial é algo que chama muito a atenção, de como foi muito bem preservada. Tem sempre algo interessante acontecendo, como o Toronto Light Fest, que ocorre no começo do ano, as feirinhas durante os meses mais quentes ou o famoso Toronto Christmas Market (se você é alucinada pelo natal, assim como eu, não pode perder!). Você pode consultar o calendário aqui para saber o que está acontecendo, mas mesmo se não tiver nada, o passeio em si é algo que já vale muito a pena.

Fonte: Site Distillery District

Há inúmeras opções de lugares para visitar ou comer, mas selecionei alguns que valem a visita. Se quiser comprar algum presente bem interessante, tem a Bergo, uma loja com artigos de presentes, decoração e utensílios de casa super diferentes. Ou tem a Black Bird, uma lojinha super charmosa para garimpar algum produto vintage. E quem gosta de chocolate levante a mão! A Soma é uma das lojas de chocolates artesanais bem famosinhas. A área de preparo dos chocolates fica visível ao público e o aroma toma conta do local e de todos os visitantes!

Loja Blackbird vintage – Fonte: Site Distillery District

Restaurantes diversificados não faltam, dentre eles tem o El Catrin, um restaurante mexicano com um pátio lindo e uma comida melhor ainda. É muito mais que apenas comida, é uma experiência e por isso é tão concorrido: recomendo fazer reserva antes. Outro restaurante que super interessante é o Pure Spirits Oyster, que são especializados em frutos do mar e em ostras fresquinhas.

Agora um dos lugares que podemos dizer que é super cool é o Balzac’s Coffee, um café que tem um ambiente pra lá de charmoso, bem ao estilo francês. No verão aproveite para apreciar o pátio externo. Mas se está procurando um barzinho bem descontraído vá para o Mill Street Brewery, uma cervejaria super famosa e vencedora de diversos prêmios. Dá para fazer degustação das suas cervejas artesanais.

Restaurantes El Catrin, Pure Spirits Oyster, Balzac’s Coffee, Mills St. Brewery – Fonte: Site Distillery District

Não deixe de fora do seu passeio visitar alguma das galerias ou exposições que tem por lá. O Distillery District respira arte e cultura, por isso há diversas opções voltadas para as mais diversas manifestações artísticas, como fotografia, dança e pinturas. Conheça a Pikto que é um espaço dedicado para quem gosta de fotografias e a Thompson Landry Gallery é um espaço dedicado aos artistas contemporâneos de Quebec.

E aí, ficaram com vontade de conhecer o Distillery District? Com certeza vocês tem que incluir esse lugar quando estiverem na cidade, não vão se arrepender! Até mais!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: