viajando

UM DIA EM NIAGARA FALLS.

O post de hoje vai te levar diretamente para o Canadá, mais precisamente para as famosas Cataratas do Niagara!

O post de hoje vai te levar diretamente para o Canadá, mais precisamente para as famosas Cataratas do Niagara! Você pode conhecê-la do lado dos Estados Unidos também, mas hoje vou contar a minha experiência pelo lado canadense, já que morei por lá por alguns meses. Mas e aí, quem mais quer dicas e sugestões de passeios por lá? Pode ter certeza, esse é um daqueles passeios que mesmo se não tiver muito tempo, pode-se aproveitar muito uma das regiões mais famosas de lá!

Uma das sete maravilhas do mundo…

Com certeza você já ouviu falar das famosas Niagara Falls ou Cataratas do Niagara. Elas estão localizadas na fronteira entre os Estados Unidos e o Canadá, e podem ser admiradas de qualquer lado da fronteira que você estiver. Do lado dos EUA, a cidade mais conhecida e próxima é a de Buffalo, e do lado canadense fica a famosa cidade de Niagara. E se por acaso você tiver visto dos dois países, você pode ainda pode atravessar a Rainbow Bridge, uma ponte que liga as duas fronteiras.

Considerada uma das sete maravilhas do mundo, as cataratas são um dos maiores espetáculos naturais do mundo, e de pertinho posso dizer que é bem impressionante ver o volume de água e a força da natureza! O barulho das quedas são muito intensas e a névoa que se forma de vapor d’água, às vezes, pode tanto encobrir a paisagem quanto nos molhar.

As cataratas…

As cataratas são compostas por três grandes quedas, sendo:

Cataratas Canadenses (HorseshoeFalls)

Cataratas Americanas (American Falls)

Cataratas Véu da Noiva (Bridal Veil)

Se for visitar lá no inverno, prepare-se para encontrar uma vista totalmente diferente e bem congelante. A paisagem muda com a neve e com partes da catarata congelada (sim, isso mesmo!), além de anoitecer mais cedo. Já se for visitar no verão, como eu fui, posso dizer que a vista das cataratas é linda, água azul e as flores estão super floridas. A paisagem fica mais incrível quando arco-íris se formam pelas cataratas. É muito lindo, e dá um fotão! Além de todo comércio e passeios estarem funcionando… ah, e eles tem espetáculo de luzes, as cataratas ficam todas iluminadas a noite!

Como chegar…

Você pode ir para Niagara Falls, que fica uns 130 km de Toronto, alugando carro ou de trem. De carro há várias maneiras de chegar em Niagara, mas a mais comum é saindo do centro de Toronto pela estrada Gardiner Expressway e depois seguindo pela Queensway. Leve o fator trânsito em consideração, há algumas regiões que são movimentadas e bem chatinhas dependendo do horário. Mas mesmo assim de carro a viagem dura em torno de 1h30. Há muitas opções de estacionamentos por lá, principalmente no verão.

Agora se for preferir ir de trem existe a opção de ir pela Go Transit, que sai da Union Station (que inclusive é interligada com linhas de metrô), faz em torno de 4 paradas antes de chegar na estação de trem de Niagara. Todo o trajeto demora em torno de 2h30. Uma dica: compre seus bilhetes antecipados, pois na hora pode ser mais caro.

O que fazer…

Quando chegar, siga em direção do calçadão que segue na lateral das cataratas, a vista e o barulho das cataratas já começam a ser impactantes! Conforme você vai andando, repare nas três cataratas: a dos EUA é aquela com a queda mais reta e com muitas rochas embaixo; a véu de noiva é a menor das três que fica também do lado americano; já a canadense é a maior ao fundo, com formato de “u”.

Tem algumas opções de passeios por lá, inclusive alguns você pode chegar mais perto das quedas d’agua:

HornBlower (na época que fui conhecer o passeio era chamado de Maid of the Mist): o tradicional passeio de barco que chega bem pertinho das cataratas. Você recebe uma capa de chuva antes de entrar no barco, e sim, molha muito. O passeio não acontece o ano todo e no verão as filas são longas, então se puder já garanta seu ingresso antecipado;

– Journey Behind the Falls: que é como o nome mesmo diz, uma jornada atrás das quedas. Você visita as cataratas por trás, através túneis construídos em 1846. Há ainda um deck de observação que te deixa bem pertinho mesmo da maior queda, a Horseshoe Falls;

– Skylon Tower: é uma torre de observação que fica próxima das cataratas canadenses , com mais de 160 metros de altura. Lá em cima ainda tem um restaurante giratório, com vista (claro!) para as cataratas. Para jantar, recomendo reservar antes;

– White Water Walk: é uma passarela de madeira que acompanha a margem do rio. Neste local você pode ficar caminhando pela passarela e ainda parar em dois decks de observação.

Outro lugar bem legal para conhecer por é o Oakes Garden Theatre, é como se fosse parque lindo e cheio de flores, principalmente no verão. Você pode sentar e descansar um pouco, ainda mais que a vista ao fundo são as cataratas! Você pode sair desse momento tranquilo e ir direto para o agito… Ali pertinho tem a rua mais movimentada da cidade a Clifton Hill. Essa rua é cheia de restaurantes temáticos, cafés, hotéis, lojas de souveniers e atações como o Louis Tussaud’s Waxworks (museu de cera), a Niagara Skywheel (roda-gigante), a casa fantasma, o Ripley’s Believe it or Not, entre outras.

Dica extra de passeio…

Agora vou dar uma sugestão extra de passeio. Se estiver de carro e com tempo sobrando após os passeios, dê um pulinho em uma cidade super charmosa ali pertinho, a Niagara-on-the-Lake. Para chegar lá você passa pela estrada pitoresca chamada Niagara Parkway, uma estradinha bem tranquila cheia de casas lindas, plantações de frutas e vinícolas. Chegando na cidade vocês vão entender porque eu falei que era charmosa! Recomendo uma voltinha na rua principal, aproveite e pare para tomar um cafezinho ou comer algo, além de visitar as lojinhas que tem por lá. Vale o passeio!!

Espero que tenham gostado desse bate-volta para Niagara! Gostariam de ler mais dicas de passeios pelo Canadá? Deixem aqui nos comentários! Até mais!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: