Editor's Picks Pam viajando

PRAIAS DE SYDNEY: COSTA SUL.

O mais interessante é que cada praia tem sua beleza e também o seu público único. Você consegue dizer as diferenças de estilos das pessoas que moram em cada praia.

E ae pessoas, tudo bem? Olha eu aqui de novo falando da Austrália, para quem me conhece sabe que eu sou apaixonado por lá. Todo mundo sabe que Sydney é repleto de praias, e posso dizer que uma é mais linda do que a outra. Como os moradores de Sydney tentam levar um estilo de vida bem mais leve, principalmente os Aussies (como são chamados os australianos), as praias são um point certo e super comum na rotina deles.

Quando eu morava lá, meus finais de semana se resumiam em pegar minha scooter 150cc e sair rodando essas praias todas, parando pra tomar um cafezão da manhā e curtir a vibe australiana que, por sinal, sinto muita falta. Como foram muitos rolês desses, conheço essas praias de cabo a rabo e tenho algumas dicas para dar para vocês. Todas elas estão dentro dos subúrbios com o mesmo nome.

O trecho principal começa em Maroubra, passa por Coogee, Clovelly, Bronte, Tamarama e vai até Bondi. Esta última é a mais famosa e a minha menos favorita, vocês vão entender já já o porquê. Adianto que tem um passeio super popular que é o Coastal Walk, mais ou menos 6 km de caminhada que vai de Coogee até Bondi, e posso falar: é cheio de surpresas! Com paisagens lindas, parques e até um cemitério. Mas não vou falar da Coastal Walk hoje, até porque Maroubra não faz parte desse roteiro e é minha praia favorita. Deixem nos comentários aqui se querem dicas desse passeio, fiz umas cinco vezes e posso com certeza dar uns toques e dicas.

E o que eu acho mais interessante é que cada praia tem sua beleza e também o seu público único. Você consegue dizer as diferenças de estilos, idade e até formas de se vestir das pessoas que moram em cada praia. O nível de agitação, festas, bares também vai aumentando de praia pra praia, sendo Maroubra a mais zen. Entendeu agora porque ela é minha favorita? Então vamos começar a falar de cada uma.

Vamos começar…

MAROUBRA

DCIM\100MEDIA\DJI_0008.JPG

Ahhhh Maroubra… meus olhos já se encheram d’agua. Morei lá por mais de um ano, minha casa ficava a cinco minutinhos da praia então eu já ia descalço, tanto de moto quanto de ônibus. Maroubra significa simplesmente “O Lugar do Trovão” e com certeza será o nome do meu próximo dog. Acredito que essa praia é a que mais passa a sensação de comunidade, onde todos se conhecem e se cumprimentam. Um passeio de manhã nas areias de Maroubra é um banho de paz e tranquilidade, uma calma que te prepara para o dia. 

Como eu sou o doido dos brunch’s e cafés, eu super recomendo o Pool Café. Um ambiente super descontraído e com uma das melhores comidas da região. Eu amava a toast com abacate, vieiras e bacon, enquanto a Pam nunca parou de falar da melhor granola com iogurte e calda de frutas vermelhas que ela experimentou! (e posso falar que é realmente incrível) . Ah, eles têm também uma ricota com mel que é absurdo de bom. 

Nessa praia é super comum você se deparar com brasileiros que já estão ali em Sydney há um bom tempo. Ou ver pessoas passeando com seus bebês e cachorros simplesmente por ser uma praia mais família e aconchegante. Maroubra tem também um dos cliffs que eu mais amava ficar olhando e pensando na vida, e era um ótimo lugar para ver as baleias no inverno. Certamente é uma das praias mais afastada do centro de Sydney, mas garanto que vale um passeio a tarde ou uma ida para ver o pôr do sol e aproveitar. Essa é no momento a única que permite bebidas alcoólicas.

Coogee

vemgente_coogee

A próxima praia no sentido norte é a super charmosa Coogee. De todas as praias, essa é a mais digna de passar o dia, apesar do nome ser uma referência ao cheiro forte que a praia tinha. Vá logo cedo e aproveite tudo o que essa praia tem para oferecer. Ela é super movimentada pela manhã com grupos jogando vôlei, beachtenis, aulas de surf, mergulhos e etc… confesso que meus olhos brilhavam em Coogee, um estilo de vida invejável e sonho de consumo. Com uma extensa faixa de areia e uma água cristalina, você não terá dificuldade nenhuma em se apaixonar por esse lugar.

Acredito também que de todas as praias, essa tem o cenário gastronômico mais incrível e cheio de opções. Recomendo, não por ser o melhor mas por ser o mais icônico, o Coogee Pavilion. Uma experiência gastronômica incrível onde, dentro do mesmo espaço, tem: um restaurante de frutos do mar, uma pizzaria e um bar incrível. Isso tudo no térreo. Já no primeiro andar, um outro bar onde a noite é uma balada aberta que você pode ficar olhando o mar enquanto prova uns drinks e bate papo com gente do mundo todo. Esse bar é predominante Aussie, mas você encontra diversos estrangeiros querendo treinar o inglês. Apesar da Coogee Bay Rd ser recheada de bares e restaurantes, o Pavilion ainda é dono da vida noturna de Coogee.

Aqui também é a também o começo do Coastal Walk, que vai até Bondi Beach. Se não estiver afim, não faça toda a longa caminhada, mas ande 5 minutinhos até Gordons Bay, um lugarzinho super tranquilo para admirar as águas cristalinas.

CLOVELLY

Acredito que seja a praia menos frequentada da costa Sul de Sydney, simplesmente porque não tem muita coisa por perto. É a praia mais diferente de tudo que vocês já viram, vou tentar descrever e vocês tentam imaginar. Imagina uma praia em que a costa é feita de concreto. Isso mesmo, toda pavimentada! Difícil de imaginar né. A sua história veio lá em 1929, durante a grande depressão que o mundo passou, e ficou decidido que os desempregados trabalhariam para a prefeitura até a situação do país melhorar. Foi aí que surgiu a ideia de construir uma espécie de “piscina” com a borda de concreto para facilitar para quem fosse frequentar ali. Como o resultado, foi e é super questionado até hoje, posteriormente acabou surgindo uma praia mesmo e super confortável no final dessa “piscina” de concreto, mas não é tão frequentada assim. O mais legal dessa região é que depois dessa praia é o Waverley Cemitery, com uma vista sensacional.

 -

Olha esse vídeo que fiz em 2017 nesse cemitério, o Waverley Cemitery.

Bronte

Bronte é o point dos barbecues praianos lá de Sydney. Imagina uma praia linda, areia branquinha, com umas das melhores piscinas naturais, além de uma área verde gigante e repleta de quiosques e churrasqueiras elétricas para juntar a galera para churrasco. Essa é Bronte! Apesar dos australianos também serem apaixonados por churrascos, aqui vocês vão se deparar, mais uma vez, com os muitos brasileiros. E não preciso explicar o porquê né.

O cenário gastronômico daqui não é muito famoso e não há diversas opções ao longo da praia. Acho que por isso que parecem estar sempre lotados. Mas não provei muita coisa por lá, sempre preferi fazer o churrasco com a galera, mas sei que tem um lugar que vende um fish and chips bem gostoso para comer sentado no gramado, admirando a paisagem. Bronte fica logo após o Waverley Cemitery, assim que vocês passarem por lá já vão dar de cara com a piscina natural de Bronte. É uma das mais convidativa de todas. Vocês sabiam que praticamente em todas as prais há uma piscina natural? E essa praia tem também o mais forte point de surf de toda a costa. Dizem que o clube de salva-vidas de Bronte é o mais antigo do mundo. Será? 

Tamarama

A mais bonita, delicada e aconchegante, Tamarama é uma praia bem zen, descontraída e que transmite saúde como nenhuma outra. Super glamourosa, alguns acreditam que o nome seja uma derivação aborígine que significa tempestade, mas nunca tive a possibilidade de conversar com um local para entender o significado. Com uma faixa de areia branca e leve, essa praia te convida pra praticar exercícios, coisa que muitas australianos fazem diariamente. Como ela é a última praia do Coastal Walk antes de Bondi, muitas pessoas param ali para não chegarem a movimentada praia de Bondi. Com um cafézinho – que poderia ser melhor, confesso – no cantinho da praia e um vestiário público enorme para os banhistas e visitantes, recomendo que vão conhecer e passear de manhã. A vibe é muito boa!!!

De todas as praias citadas aqui essa é a que tem as águas mais profundas, sendo considerada a mais perigosa de todas as praias da região, com suas diversas correntes e pedras. Tanto que é super comum encontrar grupos de golfinhos nadando por ali. Outro ponto popular, logo após Tamarama, é um parque gigante na qual fica exposta a maiorias das obras do Sculpture by the Sea, uma amostra de artes e monumentos que acontece todos os anos desde 1997. Então organize sua viagem pra visitar esse evento que acontece de 24 de outubro até 10 de novembro. 

Agora falta Bondi, mas sabem de uma coisa? Essa praia é tão complexa, agitava e super movimentada que decidi deixar Bondi para um post próprio. Não fiquem bravos!! Vou dar muitas dicas de restaurantes, bares, curiosidades, eventos que acontecem por lá durante o ano.

Espero que tenham gostado e que tenham ficado com vontade de visitar Sydney e ansiosos pelos próximo post. Até mais!!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: